Os debates do evento estão relacionados com os seguintes eixos temáticos listados abaixo. Serão organizados grupos de trabalho para debater os pontos baixo, visando construir o histórico da educação ambiental no IFF. Haverá momento específico no segundo dia do evento para os debates dos GTs (vide programação).
I1) A Educação Ambiental na preservação de ecossistemas e recursos naturais
Visa contribuir na abordagem dos ecossistemas e de recursos naturais isolados, considerando a importância das pessoas no processo de gestão e preservação e/ou conservação desses recursos e espaços ambientais. As ações e projetos voltados ao ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de analisar a realidade, diagnosticar problemas e propor soluções e perspectivas são o foco desse eixo. A sensibilização e conscientização em torno dos ecossistemas e recursos naturais são o interesse desse eixo temático.
2) Mediação de conflitos socioambientais através da educação ambiental
Visa apresentar a participação da Educação Ambiental (EA) na minimização de conflitos socioambientais, através da conscientização e visão crítica “de” e “para” todos os atores envolvidos. Nesse eixo são contemplados assuntos como: liberdade e prática do diálogo, direito e legislação ambiental, participação crítica de entidades reguladoras e de fiscalização, a mediação qualificada propriamente dita, formulação de termos e documento de ajuste de condutas, influência de abordagens acadêmicas sobre a natureza no recorte ou no todo, dentre outros. Conhecer os elementos necessários a persuasão, mudança de atitude e comportamentos e consenso entre as partes, é o que rege esse eixo temático.
3) Educação ambiental e desenvolvimento sustentável no ensino formal e não-formal
A educação ambiental possui intrínseca relação com o desenvolvimento sustentável, sob mediação das Organização das Nações Unidas (ONU) e pelas nações. Seguindo a transversalidade do tema, e suas formas de integração através da sensibilização e conscientização dentro e fora da escola, é interesse desse eixo temático reunir as análises e resultados derivados do partir do processo continuado de formação nas três vertentes da sustentabilidade: ambiental, econômica e social. O eixo propõe apresentar como a educação ambiental está sendo efetivamente trabalhada nos currículos escolares e nos espaços de ensino não formal, e como a mesma está sendo abordada pelos educadores e agente de projetos a estudantes e comunidade em geral.
I1) A Educação Ambiental na preservação de ecossistemas e recursos naturais
Visa contribuir na abordagem dos ecossistemas e de recursos naturais isolados, considerando a importância das pessoas no processo de gestão e preservação e/ou conservação desses recursos e espaços ambientais. As ações e projetos voltados ao ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de analisar a realidade, diagnosticar problemas e propor soluções e perspectivas são o foco desse eixo. A sensibilização e conscientização em torno dos ecossistemas e recursos naturais são o interesse desse eixo temático.
2) Mediação de conflitos socioambientais através da educação ambiental
Visa apresentar a participação da Educação Ambiental (EA) na minimização de conflitos socioambientais, através da conscientização e visão crítica “de” e “para” todos os atores envolvidos. Nesse eixo são contemplados assuntos como: liberdade e prática do diálogo, direito e legislação ambiental, participação crítica de entidades reguladoras e de fiscalização, a mediação qualificada propriamente dita, formulação de termos e documento de ajuste de condutas, influência de abordagens acadêmicas sobre a natureza no recorte ou no todo, dentre outros. Conhecer os elementos necessários a persuasão, mudança de atitude e comportamentos e consenso entre as partes, é o que rege esse eixo temático.
3) Educação ambiental e desenvolvimento sustentável no ensino formal e não-formal
A educação ambiental possui intrínseca relação com o desenvolvimento sustentável, sob mediação das Organização das Nações Unidas (ONU) e pelas nações. Seguindo a transversalidade do tema, e suas formas de integração através da sensibilização e conscientização dentro e fora da escola, é interesse desse eixo temático reunir as análises e resultados derivados do partir do processo continuado de formação nas três vertentes da sustentabilidade: ambiental, econômica e social. O eixo propõe apresentar como a educação ambiental está sendo efetivamente trabalhada nos currículos escolares e nos espaços de ensino não formal, e como a mesma está sendo abordada pelos educadores e agente de projetos a estudantes e comunidade em geral.
Nenhum comentário :
Postar um comentário